segunda-feira, 26 de junho de 2017

A pontuação


Os sinais de pontuação não são muitos mas, por muitas razões, estão em todos os textos: nas cartas dos amigos, nas leis, nas legendas dos filmes, nas histórias, nas instruções dos jogos, nas facturas, nas fichas, nas notícias, nas receitas, nas declarações de amor.

Quando escreves usas sinais de pontuação?
Pensas que pontuar um texto é importante?
Achas que podes escrever com clareza sem usar a pontuação?

Tarefa 1

Escreve no página do word 5 versões com diferentes tipos de pontuação da seguinte frase:


se quero ficar contigo é impossível viver sem ti seria um paraíso

 

Tarefa 2 - A Herança


Um homem rico sentindo-se morrer, deixou o seguinte testamento, todo escrito em maiúsculas e sem nenhum sinal de pontuação:

DEIXO OS MEUS BENS À MINHA IRMÃ NÃO A MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE NADA AOS POBRES.

Pontua o documento por forma a atribuir a herança a cada um dos potenciais herdeiros referidos no testamento.


Regras






Tarefa 3


  1. Reescreve as frases seguintes, eliminando as vírgulas que foram incorretamente usadas:

  1. O teu presente de aniversário, será um CD, uma mochila e um livro.

  1. Ontem à noite, os meus tios trouxeram, um bolo para o jantar.

  1. Coloca as vírgulas necessárias em cada uma das seguintes frases:

a.    Ele recebeu imensas prendas: dois livros, uma camisola uns ténis e um CD.
b.    Elisa a irmã mais velha voltou a casar.
c.     Ó Sílvia quantas vezes já te disse para vires para a mesa?
d.    Logo de manhã ela abria todas as janelas.
e.    Os pais chegaram dirigiram-se ao quarto do filho abriram a porta e não o viram.
f.      O Tomás queria sair mas chovia tanto...
g.    O Rui e a Sara quando chegaram a casa foram imediatamente comer.
h.    Quando o médico chegou ele ainda respirava.
i.      Isabel que era a sua única irmã prometeu ajudá-lo.


Tarefa 4


Pontua a seguinte carta de Apresentação.

Porto 18 de Abril de 2005

Caro Sr Dr José Magalhaes acabo de me licenciar em Engenharia Geográfica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto no momento procuro um espaço de trabalho onde possa desenvolver e aprofundar a formação já iniciada no curso mencionado razão pela qual me candidato a uma possível vaga na instituição que V. Ex.ª dirige gostaria de numa entrevista pessoal poder prestar outras informações que penso serem relevantes para a minha candidatura junto envio o meu curriculum vitae para vossa apreciação agradecendo antecipadamente a atenção que possam dispensar-me apresento os melhores cumprimentos
Rui Guedelha

Tarefa 5


Pontua a anedota

Uma mulher muito feia quando chegava a casa a primeira coisa que fazia era levantar o auscultador e pousá-lo logo de seguida o seu marido curioso por saber por que razão ela fazia isso perguntou-lhe porque é que quando chegas a casa corres para o telefone o levantas e o pousas logo eu pergunto-lhe quem é a mulher mais bonita do mundo e ele responde tu tu tu tu explicou a mulher

Sem comentários:

Enviar um comentário